INICIAL

HISTÓRICO


A criação do Departamento de Morfologia está intrinsecamente ligada à fundação da Faculdade de Ciências Médicas que inicia suas atividades em 28 de fevereiro de 1957. Abnegados médicos da época disponibilizaram seus nomes para compor o Corpo Docente do futuro curso.

Naquela época, os professores não se dispunham em estruturas departamentais ou algo semelhante. De acordo com a especialidade de cada um o Curso de Medicina iniciava com instalações improvisadas de toda ordem. As aulas de Anatomia eram ministradas no Hospital Presidente Dutra pertencente ao Instituto Nacional de Previdência Social e as aulas de histologia eram ministradas, o conteúdo prático, no Hospital Geral Carlos Macieira que também era utilizado como hospital escola.

Logo em seguida em agosto deste mesmo ano dois fatos de suma importância aconteceram, o primeiro fato foi quando o governo do Estado do Maranhão assina um termo de cessão de um grupo escolar situado na Praça Gonçalves Dias conhecido também como Largo dos Amores com uma observação expressa de que aquele prédio estaria cedido ao Curso de Medicina não podendo ser destinado para outra finalidade, caso contrário ele voltaria para o poder estadual. O segundo momento é o reconhecimento provisório do Curso de Medicina e aqueles médicos que hipotecaram seus nomes para o reconhecimento do curso recebem a outorga de CATEDRÁTICOS.

Ressalte-se que entre estes pioneiros o nome do Dr. Alfredo Salin Duailibe que era um aficionado pela histologia e embriologia e citologia. Com este homem pode-se afirmar que se inicia o sonho de uma agregação de professores de acordo com temas clínicos, cirúrgicos e laboratoriais. Surge então um projeto de organização curricular e cria-se o Instituto de Ciências Físicas e Naturais compostas pelas disciplinas de Anatomia, Citologia, Embriologia, Histologia, Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia Parasitologia, Biofísica e Química Orgânica. 

Nesta época tinha-se uma divisão nítida entre o ciclo básico e o ciclo profissional do Curso de Medicina e as disciplinas eram comandadas e dirigidas pelos catedráticos. Só em 1964, quando as diversas faculdades existentes sejam federais ou católicas, formaram a Fundação Universidade do Maranhão, ato assinado pelo então presidente Castelo Branco e é quando se formalizam os departamentos que reuniam disciplinas de interesses afins.

É digno de nota que o MEC segue a partir de então os modelos das universidades americanas que são departamentais. Nasce então o Departamento de Ciências Morfológicas e Fisiológicas, que inicialmente funcionava no Prédio da Faculdade de Medicina até que no ano de 1973 quando foi transferido para o Campus do Bacanga no primeiro prédio do Campus Universitário chamado de CASTELÃO (em homenagem na época ao presidente Castelo Branco).

As aulas de anatomia eram ministradas em um galpão improvisado onde hoje funciona o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Não demorou muito que as Instalações do prédio do antigo Ensino Integrado pertencente à Faculdade Estadual do Maranhão onde funcionava a Escola de Engenharia com o advento da Cidade Universitária Paulo VII foram cedidas para Universidade Federal do Maranhão que a partir de então passou a locar o Departamento de Ciências Morfológicas e Fisiológicas com exceção dos laboratórios de anatomia que permaneciam no mesmo local. 

Com o tempo e o crescimento gradual do curso, problemas de toda ordem foram surgindo: uma megaestrutura de disciplinas e professores, interesses díspares e uma desigualdade em termos de tratamento em relação às disciplinas de Anatomia e Histologia. As instalações dos laboratórios de anatomia eram as mais atingidas, o prédio na época conhecido como Minhocão com instalações péssimas, insalubre e de um calor insuportável.

Foi então que já na década de 70, o então professor de Anatomia Topográfica catedrático da disciplina junto com outros professores, iniciou-se uma acirrada campanha com dois objetivos: divisão do Departamento de Ciências Morfológicas e Fisiológicas em Departamento de Ciências Fisiológicas e Departamento de Morfologia e a construção imediata de um Prédio digno para as aulas de anatomia. Depois de muita polêmica os departamentos foram divididos ficando com as denominações até hoje. O primeiro chefe do Departamento de Morfologia foi o Professor Ademar Branco Bandeira.

O prédio aonde funciona hoje o Departamento de Morfologia foi inaugurado no início da década de 80 com a presença da Ministra de Educação Ester Figueiredo. A disciplina de Histologia continua até hoje no pavilhão do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (antigo Integrado).

O Departamento de Morfologia (DEMOR) na década de 2010 tem o seu prédio de anatomia reformado e passa por uma atualização dos seus laboratórios, bem como é marcado pela abertura de novos concursos públicos, inclusive para professores e técnicos, com a qualificação efetiva do seu corpo docente em cursos de Mestrado e Doutorado em diferentes instituições de ensino do país, ocorrendo então uma mudança drástica em seu perfil acadêmico, com o desenvolvimento, pelo seu Corpo Docente composto por profissionais de diversas áreas e doutores em quase a sua totalidade, de vários projetos voltados para o ensino, pesquisa e extensão.